Aula no auditório (Semana: 22 a 26/4)
Aula 5
|
Apresentação da nossa proposta para a culminância do projeto de leitura (duas aulas de 50 minutos)
|
Objetivos
|
Propor a produção de um trabalho (que resultará na apresentação do projeto) que contemple as teorias de letramento e etnografia, dentro da perspectiva transmídia.
|
Conteúdo
|
Proposta: produção de um “guia do sétimo ano”, tal qual o “Guia do Mochileiro”, inspirando-se no tratamento que o autor do livro dá à língua. Aproximando a obra da realidade dos alunos, também abordamos o assunto da variação linguística e de sua importância na vida prática dos estudantes.
|
Metodologia
|
Preparamos uma apresentação com slides e levamos os alunos ao auditório, onde falamos do tratamento dado, pelo autor, à língua na construção do livro e de suas definições, e de que forma entender isso os ajudaria a produzir um trabalho para a culminância do projeto. Relacionamos as definições do livro com a necessidade de domínio das variações linguísticas e da importância de saber usar a língua de acordo a cada situação comunicativa. Enfim, a situação à qual os expusemos foi a de produção de um “guia do sétimo ano”, com as suas próprias impressões acerca do mundo que os rodeia: escola, professores, família, bairro etc. Também apresentamos a perspectiva transmídia de abordagem da obra, para os fazer perceber que eles poderiam alcançar o entendimento proposto de diversas maneiras e por caminhos variados. Por fim, propusemos a produção de desenhos, com os elementos e símbolos que eles puderam identificar na história e aqueles que abordamos em sala e despertaram interesse, de maneira que os alunos tentassem trazer esses símbolos para compor sua vida cotidiana. Junto disso, demos a opção de uma releitura para a capa do livro na mesma perspectiva de relacionamento com a vida prática da turma.
|
Avaliação
|
Os estudantes mantiveram-se atentos durante a maior parte da apresentação, demonstrando interesse sobre o assunto das variações linguísticas. Também se empolgaram para a facção de um “guia” próprio e para a produção de desenhos que envolvessem, de alguma forma, a compreensão da história do livro com as suas próprias vidas.
|
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário