Brincando com as palavras (Semana: 13 a 17/5)



Aula 8
Exposição das produções das definições e discussão acerca do que foi feito, além de apontamentos e resoluções a respeito do dia da culminância do projeto de leitura (duas aulas de 50 minutos).

Objetivos
Dividir com a turma o conteúdo das produções realizadas, atestando o entendimento da proposta por parte dos estudantes, e iniciar o planejamento para o dia da apresentação do projeto de leitura.

Conteúdo
Apresentação das produções, discussão sobre a nossa proposta de trabalho até então e divisão de tarefas para preparar a apresentação do projeto de leitura.





Metodologia
Recolhemos as produções das definições e lemos para a turma os resultados, iniciando uma discussão sobre o que cada um concordava em relação ao trabalho do outro, sobre o teor humorístico e o tom divertido usado e sobre o aprendizado que o processo de até então tinha surtido. Após isso, iniciamos um momento de divisão de tarefas para os preparativos da apresentação do projeto de leitura. Foram formados 5 grupos, de tamanhos variados: alguns ficariam responsáveis pelo figurino dos atores, outros por propriamente atuarem, os seguintes por apresentarem oralmente uma síntese da história do livro, depois o grupo da confecção do “guia do sétimo ano” e, por último, aquele que entregaria uma pesquisa sobre a biografia do autor (cumprindo uma exigência da escola para o projeto). Por fim, entramos num rápido consenso acerca do que todos esperavam da apresentação e, a partir de então, a turma já ficou incumbida de providenciar suas demandas de acordo aos grupos de organização discriminados.


Avaliação
Os alunos demonstraram entender e bem operar a proposta de se apropriar da história do livro, perceber o tratamento dado à lingua na obra, relacioná-la com suas realidades práticas e aplicar autoria em observações de reflexão sobre a língua e sobre as próprias vidas. No entanto, realizar a divisão de tarefas foi um trabalho um tanto árduo, ora sob a tentativa de conciliar interesses, ora sob a constatação da necessidade de haver concessões.

Comentários