Criatividade & transmídia (Semana: 6 a 10/5)
Aula 7
|
Apresentação e compartilhamento dos jogos feitos sobre o livro, junto da produção de um conjunto de definições de elementos próprios à vida dos estudantes. (duas aulas de 50 minutos).
|
Objetivos
|
Aprofundar os conhecimentos acerca do livro e propor a construção de definições particulares sobre os elementos encontrados na escola, para que os alunos desenvolvessem uma relação de autoria com a língua.
|
Conteúdo
|
Houve o compartilhamento dos jogos e de suas ideias para produzi-los, assim como foi dado início à construção das definições propostas.
|
Metodologia
|
Ao longo da semana, os estudantes se dividiram espontaneamente em grupos para confeccionar inúmeros jogos de memória, associação, tabuleiro, roleta, quizzes, quebra-cabeças etc. A criatividade se mostrou pulsante na turma, que chegou a trabalhar na invenção de novos jogos para tratar o livro. A classe fez as apresentações dos jogos e de como foram feitos e funcionavam, numa mesa no centro da turma em roda. Após isso, dividimos os alunos em grupos e começamos a jogar com as suas produções, numa espécie de rodízio dos brinquedos feitos. As discussões sobre o livro foram surgindo e, ao fim da brincadeira, propusemos, dada a intimidade da turma com a obra, a feitura de definições sobre os elementos comuns ao dia a dia dos estudantes, tal qual o "Guia" propõe para os elementos galácticos. Os alunos, com nosso auxílio, iniciaram as produções, mas levaram para concluir em casa.
|
Avaliação
|
A apresentação dos jogos revelou ainda mais a criatividade dos estudantes e as suas boas sacadas a partir do entendimento da proposta que levamos. A interação como um todo com essas produções foi de ótimos resultados, assim como a proposta de produção das definições, que encontrou abertura por parte dos alunos.
|
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário