Crônicas da sala de aula (Semana: 12 a 16/8)
Conforme combinado, a segunda-feira (12/8) foi um dia de observação das aulas da professora Edilene nas salas dos sétimos anos. Ela passou alguns exercícios na lousa e, em seguida, corrigiu junto aos alunos, com a ajuda do livro didático.
Na quinta-feira (15/8), nós, bolsistas, iniciamos, com os estudantes dos sétimos anos, o trabalho com o gênero crônica. Devido à complexidade do tema e à superlotação das salas, dividimos as turmas em dois grupos: um foi para o auditório e o outro ficou em sala. Assim como nos dividimos para atendê-los simultaneamente.
Em sala ou no auditório, as atividades foram basicamente as mesmas: discutir o que é uma crônica, perceber suas características, entender seus objetivos e identificar seus elementos fundantes. Para isso, lemos um texto do gênero em conjunto. Ao fim da discussão, pedimos a eles que produzissem suas próprias crônicas, com foco naquilo que vivenciam no bairro, na escola e em casa.
O tempo das aulas foi suficiente para que todos entregassem suas produções, mas o tratamento com elas ficou para a próxima semana.
Comentários
Postar um comentário