Dotes artísticos à prova (Semana: 29/4 a 3/5)
Aula 6 |
Apresentação e entrega dos desenhos, além de uma dinâmica, em grupos, de questionamentos acerca do livro (duas aulas de 50 minutos).
|
Objetivos |
Compartilhar as produções que cada aluno fez e estabelecer um ambiente de troca, a partir do qual eles dividissem as ideias que tiveram com a turma. A dinâmica em grupo visava a mesma possibilidade de interação, além do aprofundamento e da apropriação de todos sobre a obra.
|
Conteúdo |
Exposição e compartilhamento dos desenhos sobre o livro, junto de um questionário que tratava sobre fatos curiosos e/ou importantes relacionados à obra e à história.
|
Metodologia |
Convidamos cada aluno responsável por determinado desenho a apresentar e explicar sobre o que havia pensado para a confecção, numa configuração mais de bate-papo e menos de apresentação individual. Os estudantes entregaram diversos desenhos que mesclavam os símbolos do livro com os de seu cotidiano, sobretudo na escola. Após uma longa e proveitosa conversa sobre as produções e suas ideias, iniciamos a divisão da turma em grupos e escrevemos na lousa alguns questionamentos centrais acerca da história do livro. Cada grupo ficou responsável por buscar uma resposta para determinado questionamento, usando, para isso, o livro físico ou em PDF no celular, ou mesmo recorrendo a discussões sobre o que havia sido entendido até então. Quando todos coletaram o máximo de informações sobre o que foi pedido, levamos um representante de cada grupo para apresentar as respostas a toda a classe e, assim, ajudamos a compor, oralmente, um panorama da história do “Guia”. Antes do término da aula, lançamos outro desafio: a produção de jogos que envolvam (e estimulem) a compreensão acerca da história do livro, mostrando alguns caminhos e possibilidades.
|
Avaliação |
As ideias para a relação do universo da obra com o dia a dia do bairro e da escola foram extremamente surpreendentes e criativas. Foi muito animador ver os estudantes compartilhando as etapas de seu processo criativo para as produções, com sacadas absolutamente sofisticadas. A dinâmica, em seguida, apesar de ter sido conturbada em alguns momentos, cumpriu sua função de engajar toda a turma para a construção de um entendimento maior sobre a obra: pesquisaram juntos, compartilharam os resultados com todos e ouviram uns aos outros.
|
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário