Início do projeto de leitura (Semana: 25 a 29/3)


Aula 1
Apresentação do projeto de leitura para os alunos e escolha do livro a ser trabalhado (duas aulas de 50 minutos). 

Objetivos
Fazer com que os alunos conheçam o projeto de leitura proposto pela escola e se envolvam na decisão conjunta acerca da obra que será estudada, além de estimular, com a apresentação de livros diversos, algum interesse por literatura.

Conteúdo
Informações e objetivos acerca do projeto de leitura e apresentação de títulos possíveis para o trabalho.






Metodologia
Apresentação oral sobre o projeto, de forma a esclarecer de que maneira a turma se organizaria para realizar tal tarefa. Além disso, houve a apresentação oral de obras selecionadas previamente, com um relato breve sobre a história de que trata cada uma. Os alunos também puderam sugerir livros, assim como falar aos colegas o que eles abordam. Espontaneamente, uma conversa sobre literatura se iniciou. Após isso, com vários títulos dispostos na lousa, duas votações entre os alunos foram responsáveis por definir “O Guia do Mochileiro das Galáxias” (sugestão dos bolsistas) como a obra norteadora do projeto de leitura. Por fim, pedimos que a classe pesquisasse informações sobre o livro e o autor, para discutirmos a esse respeito na aula seguinte.



Avaliação
Os estudantes se mostraram mais atentos nos momentos em que puderam interagir, sinalizando que aprendem melhor quando conseguem participar e não apenas receber. A possibilidade de decidir a obra de que mais gostassem foi empolgante para eles, que responderam bem aos nossos estímulos e propiciaram o cenário de uma aula agradável. Também foi um momento de entender que tipo de leitura cada estudante realiza ou se interessa, através de um papo espontâneo e revelador em relação aos gostos da turma, que, em geral, teve coragem de se expor.

Comentários