Leitura coletiva (Semana: 8 a 12/4)
Aula 3
|
Segunda tentativa de leitura de uma parte do livro e discussão acerca da obra (duas aulas de 50 minutos).
|
Objetivos
|
Promover um entendimento básico, para os estudantes, acerca do livro escolhido por eles e de seus conceitos iniciais, com a leitura em grupo do (breve) segundo capítulo.
|
Conteúdo
|
Foram levadas cópias do segundo capítulo de “O Guia do Mochileiro das Galáxias” para que cada estudante pudesse acompanhar a leitura. Houve, também, a explicação de alguns elementos que aparecem no livro, para que os alunos começassem a entender o universo da obra e se aproximar da forma como o autor trata a história (com a intenção de, futuramente, apropriarem-se disso e produzirem elementos parecidos, com essa mesma linha de compreensão).
|
Metodologia
|
Primeiro, falamos sobre a questão que suscitamos na aula anterior, sobre o que representa o “Guia do Mochileiro” na história do livro. Em geral, a turma soube responder, levantando uma discussão duradoura, e demos apenas mais algumas contribuições. Distribuímos as cópias do segundo capítulo do livro, dividimos a turma em duplas e pedimos para que cada um lesse um trecho. Rapidamente, a leitura foi encerrada e fizemos uma síntese daquele capítulo e do que tínhamos lido e refletido até então. Tratamos dos termos e expressões que vinham surgindo naquele início de obra, de maneira a iniciar um tratamento mais amplo com a língua, com a intenção de mostrar que os estudantes dispõem da língua e podem muito com ela. Chamando atenção para o estilo do autor, tentamos fazer com que a linguagem leve e divertida do livro os inspirasse a iniciar um outro tipo de relação com o código, tanto para a produção de textos, como para a apreciação literária.
|
Avaliação
|
A leitura do segundo capítulo, apesar de mais breve, foi ainda mais maçante que a anterior. Os estudantes, possivelmente por conta da primeira experiência, rejeitaram a atividade logo de cara. Ainda assim, prosseguimos, e as discussões promovidas foram muito mais proveitosas. Apesar do rápido momento conturbado de leitura, a aula foi satisfatória.
|
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário