Primeiro contato com o livro (Semana: 1° a 5/4)
Aula 2
|
Primeiras impressões sobre o livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias” e iniciação à leitura (duas aulas de 50 minutos).
|
Objetivos
|
Discutir informações acerca do livro e sua história, para situar os alunos na obra, e iniciar sua leitura em grupo, a fim de que seja um pontapé para os estudantes prosseguirem com a tarefa de se aprofundar no “Guia” sozinhos.
|
Conteúdo
|
Informações sobre o livro, sua história e o autor, seguidas da leitura compartilhada do primeiro capítulo da obra em sala.
|
Metodologia
|
Entramos em sala questionando o que eles tinham buscado aprender sobre o livro desde nosso último encontro. Apenas uma aluna se pronunciou, dizendo que havia pesquisado e visto o filme sobre a obra. Tratamos a respeito do “Guia” e de seu autor, levando algumas informações importantes, e pedimos para que a aluna que assistiu ao filme introduzisse a história para a classe. A partir disso, iniciamos a leitura do primeiro capítulo. Para evitar a morosidade que se instalava, após um tempo lendo, levamos os alunos ao pátio da escola e formamos uma roda no chão, pela qual o livro foi passando de mão em mão. Ao fim do primeiro capítulo, retornamos à sala e discutimos brevemente, antes do término da aula, o que cada um havia absorvido com a leitura compartilhada. Anotamos alguns tópicos essenciais no quadro e deixamos um questionamento para a aula seguinte: “o que é e para que serve, dentro da história do livro, o guia do mochileiro?”. Também disponibilizamos um arquivo PDF com a obra a todos.
|
Avaliação
|
Desta vez, os estudantes foram pouco participativos e logo se mostraram entediados e a leitura em conjunto não surtiu um bom efeito, em sala ou no pátio. Além disso, muitos revelaram que não conseguiram ouvir tudo o que foi lido, mas conseguimos situá-los melhor acerca da obra com as discussões promovidas.
|
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário