Reunião (22/5)

A nossa volta às aulas na UFAL, e também aos encontros de formação do PIBID, foi marcada pela apresentação da Karol e a minha sobre a relação com a leitura. Nós dois escolhemos não fazer slides, mas sentar e falar um pouco (em tom de conversa) sobre como tomamos gosto por literatura e por que caminhos passamos até as leituras mais atuais.

Karol fez um panorama bem sincero e sensível sobre sua trajetória no mundo literário, e revelou sua paixão pelo livro "O diário de Anne Frank". Ela contou que o relato da garota, vítima do Holocausto, lhe provocou comoção e aproximou do universo das letras pela proximidade de sua faixa etária à da autora, na época em que leu o livro. Teve direito até à leitura de um trecho do livro em italiano, língua materna de Karol.

Depois dela, foi a minha vez de expor meu relato. Preocupei-me em fazer uma breve pesquisa com familiares para entender melhor minha relação com a leitura e acabei descobrindo que era uma criança apaixonada por poesia (o que não perdurou na adolescência). Além de me surpreender com o fato de que já escrevi uma ou outra na infância, descobri que gostava de decorar e recitar alguns poemas, um em especial, em cordel: "Jesus no xadrez". O coordenador Luiz Fernando o conhecia e tratou de mostrá-lo para todos os bolsistas.

Tratei também da minha paixão por história e política, passando pela ditadura militar e a música da época. Coloquei em destaque alguns autores, muitos responsáveis, também, por meu gosto pela escrita: Rubem Alves, Rainer Maria Rilke, João Ubaldo Ribeiro, Marcelo Rubens Paiva, Marcia Tiburi, Rubem Braga, Karl Marx, Friedrich Engels, Leon Trótski, Rosa Luxemburgo, Clara Zetkin.

Ao fim, atualizamos os coordenadores sobre o andamento do projeto de leitura.

Comentários